builderall

 

Casa Inteligente

 

Imaginar que as luzes da sala acendem sozinhas, uma cortina abre e fecha automaticamente, um ar-condicionado ou uma televisão ligam sozinhos, há uns 20 anos atrás, isso era uma fantasia futurista no estilo dos Jetsons. Porém, essa realidade já é possível hoje, e não é nenhuma novidade, mas algumas pessoas pensam que é algo muito distante ou inatingível. 

 

Por isso, hoje é muito possível ter uma casa confortável, sustentável e muito mais segura para você e para a sua família, só utilizando comandos pelo seu celular. Não é algo de outro mundo, pois essas tecnologias estão cada vez mais simples e mais comuns.  Claro que existem soluções que são mais caras e sofisticadas, mas também tem as mais simples e em conta.

 

 

Afinal o que é automação? 

 

É a capacidade de você criar, programar e até mesmo agendar eventos e funcionalidades na sua casa de maneira automática, como por exemplo, acender uma luz, ligar eletrodomésticos, abrir e fechar cortinas e regar o seu jardim. É monitorar sua casa através de uma central controladora. E isso tudo pode ser feito através de seu smartphone.

 

A automação pode deixar sua casa muito mais sustentável por controlar todos os consumos dos equipamentos que você tem e ainda pode deixar sua casa muito mais segura! Automação é excelente para pessoas com deficiências ou idosos, fazendo com que a casa se adapte às necessidades do usuário. 

 

 

Casa automatizada

 

O que pode ser automatizado em sua casa?

 

Agora vamos falar sobre algumas possibilidades de automação para você pensar o que você gostaria de ter na sua casa. Não precisa ter todas elas. Primeiro de tudo temos aqui a questão da iluminação.

 

Automação na iluminação

 

Você pode programar luzes para acender ou apagar em determinado momento do dia,pode controlar a intensidade das luzes, pode acionar também com um comando de voz. Caso você tenha esquecido alguma luz acesa lá no seu quintal ou você acabou de se deitar, dá para desligar as luzes sem ter que sair da cama! 

Outra coisa legal em relação à iluminação é que você pode fazer tudo isso mesmo se estiver viajando! Pode programar quais ambientes vão acender e apagar em determinados horários, para simular que tem alguém dentro de casa. E você consegue monitorar tudo! A economia de energia no final das contas será notória. E você consegue fazer todo esse controle da sua casa de qualquer lugar do mundo. Só precisa de um celular com acesso à internet. Também existem sensores de presença para evitar consumos desnecessários!  

 

Controlar temperatura

 

 

Controle de Temperatura

 

Outra coisa que você pode automatizar na sua casa é o controle de temperatura tanto para um ar-condicionado como para um aquecedor. Imagine que você está saindo do seu trabalho e quer chegar em casa e ter o seu quarto já todo climatizado. Você pode ligar o ar-condicionado ao sair do escritório ou até mesmo programar essa ação. Esse controle de temperatura também pode ser utilizado em adegas ou locais que você precisa refrigerar. O mesmo serve para aquecedores num banheiro com banheira, por exemplo, ou mesmo numa piscina.

 

Persianas Automatizadas

 

Cortinas e Persianas Automatizadas

 

Também é possível você automatizar as cortinas e as suas persianas, que já devem contar com um motor, para que possam abrir e fechar com apenas um clique. Você pode programar aberturas parciais para ter uma entrada de luz em determinado momento do dia e para fechar quando, por exemplo, o sol incidir demais ou quando anoitecer e quiser acender algumas luzes. Dá até para integrar a cortina com um sistema de alarme caso ele dispare. Nesse caso as cortinas podem abrir automaticamente para que o que está acontecendo lá dentro fique mais visível.

 

Ainda falando sobre temperatura e visibilidade, temos os vidros polarizados que são aqueles que possuem capacidade de ficarem opacos ou transparentes, conforme os controles que estão ligados à eletricidade. Estes também podem ser controlados pela automação.

 

 

Cinema em casa

 

 

Cinema em casa 

 

Vamos agora falar de cinema em casa! Imagine seus equipamentos de áudio e vídeo controlados junto com a iluminação e climatização do ambiente? Sim, tudo isso é possível ao toque de alguns botões no seu celular, feito na hora ou pré programado! 

 

 

Segurança

 

Que tal a sua câmera ligar toda vez que alguém toca a campainha para que você veja quem está do lado de fora? Ou gravar apenas quando tiver algum sensor de movimento captando alguma coisa suspeita? São inúmeras as possibilidades. A câmera pode ser acionada quando uma luz for acesa ou uma porta aberta! 

Para você ter todo o monitoramento remoto na sua casa, tem várias opções de como deixar sua casa mais segura com tipos de vidro polarizados, portão automático, e fechaduras eletrônicas.

 

Jardim

 

 

E as plantas?

 

Também é possível você fazer automação de jardins na hora da irrigação. Sensores de vazamento de água que emitem um alarme para desligar automaticamente o registro da sua casa, caso tenha alguma anormalidade. Tudo isso te ajuda a controlar o consumo de água.Tem como automatizar praticamente tudo. O céu é o limite! 

 

 

Qual o primeiro passo? 

 

Geralmente quem faz o projeto é uma empresa especializada. Essas empresas além de fazerem o projeto fazem também a instalação e a programação do sistema para você. 

O ideal é fazer a automação na construção ou reforma da casa porque vai precisar passar fios e cabos pela estrutura da casa. Mas isso não te impede de fazer depois também, com algumas adaptações. Existem projetos mais simples que funcionam via Wi-Fi mesmo e até mesmo de maneira independente. Se você mora num local onde não pode sair quebrando tudo, pense na possibilidade de fazer uma contra parede de gesso para colocar um painel para passar a fiação pelo forro. 

 

E atenção - quanto mais aberto for sistema da sua automação, mais facilidade você vai ter na hora de integrar outros recursos futuramente. Supondo que resolva colocar persianas ou cortinas motorizadas depois que já automatizou a sua residência, é possível incluí-las no seu sistema pronto depois. Isso será bem tranquilo se adquirir as persianas e cortinas motorizadas aqui na Empório. Instalamos as suas persianas e cortinas e integramos ao seu sistema de automação com um simples circuito externo ou com um aplicativo.  

 

 

Custo da automação residencial

 

 

Qual o custo da automação residencial?

 

Este custo varia muito. Nos projetos de automação mais complexos, onde se tem uma central controladora e tudo já foi planejado, pode-se esperar um gasto que representa uns 3% do total do imóvel, porém, uma casa automatizada ganha no controle de consumos e terá uma valorização muito grande que pode chegar a 20% a mais do valor do imóvel. Já nos projetos mais simples esse custo pode ser bem pequeno, dependendo do tipo de projeto, podendo variar em média entre R$ 6.000,00 a 30.000,00.

 

 

 

Conclusão

 

A automação de residências tende a ser cada vez mais acessível financeiramente e mais pessoas vão conhecendo essas possibilidades e vão entendendo o conforto que isso pode trazer e com o passar do tempo. Mais casas inteligentes vão surgindo e provavelmente você vai pensar em algum desses sistemas muito em breve na sua casa.