builderall



Os pisos vinílicos são ideais para quem procura por beleza, durabilidade e praticidade. Mas como fazer a limpeza e desinfecção dos Pisos Vinílicos? Neste artigo abordaremos os SIMs e os NÃOs na hora de limpar seu piso vinílico.

 

As orientações são do fabricante Tarkett -  https://www.tarkett.com.br

 

Uma boa limpeza e desinfecção é extremamente necessária nessa época em que vivemos, porém alguns cuidados são necessários pois não se pode somente pensar na higienização mas também na conservação do seu piso Vinílico.







Como se deve limpar o piso Vinílico?

 

Uma solução de água e detergente neutro é a opção mais fácil e eficiente.

Atente-se ao fato de que pisos colados podem ser lavados (não submersos) e que picos clicados devem ser limpos apenas com pano umedecido nessa solução. Lembre-se de enxaguar, para remover os resíduos de detergente, e secar antes de liberar o tráfego.

 

 

Procedimento opcional 1:

 

Com água sanitária, que é solução de 2 a 3% de hipoclorito de sódio. Remova a sujeira e gordura do piso com água e detergente, enxágue e, por fim, aplique a água sanitária com pano ou mop. Aguarde a secagem antes de liberar o tráfego.

 

 

Procedimento opcional 2:

 

Com clorexidina até 4%, para ambientes hospitalares. Mesmo processo: lave o piso com água e detergente neutro, enxágue, seque e aplique a clorexidina com pano ou mop. Aguarde a secagem e libere o tráfego.

 

 

Procedimento opcional 3:

 

Com álcool isopropílico ou etílico a 70º, em estado líquido (vamos deixar o álcool gel para as mãos!). Também deve ser utilizado após a limpeza com água e detergente. Enxágue, seque, aplique o álcool com pano ou mop e aguarde a secagem.

Importante: se o piso estiver encerado, aplique o álcool em uma área teste para verificar se a superfície não irá ficar esbranquiçada.

 

Importante:

Os procedimentos de limpeza desinfetam o piso, mas não irão manter o piso limpo ? uma vez que as pessoas começam a pisar sobre ele, a sujeira irá se acumular novamente. Dessa forma, se você deseja manter seu piso sempre limpo, a recomendação é aumentar a frequência de limpeza.




Como não se deve limpar o piso Vinílico?

Confira os 3 erros comuns que você deve evitar na hora de fazer a limpeza do seu piso e mantenha seu vinílico como novo por muito mais tempo:

 

Erro número 1 ? Usar produtos que levam solventes em sua composição

Não se produtos derivados de petróleo. Exemplos: querosene, thinner, removedor, pois eles poderão causar danos irreversíveis aos pisos vinílicos. Eles podem prejudicar a superfície do piso, causando riscos, arranhões e até a eventual corrosão da superfície.

Também não é recomendado usar sabão em pó, pois ele pode desgastar a superfície do piso, além de deixá-la escorregadia e suscetível a acidentes. Prefira sempre o detergente neutro.

 

Erro número 2 ? Aplicar qualquer cera

A maioria dos pisos possui uma proteção na superfície que dispensa o uso de cera. Para manter o aspecto do seu piso natural, apenas faça a limpeza com água e detergente neutro.

Porém, caso queira um acabamento mais brilhante, recomendamos o uso de cera acrílica, aplicada com mop e de acordo com a embalagem de cada produto. 

Lembre-se que é preciso primeiro limpar o piso para depois aplicar a cera e que, uma vez que as camadas estejam desgastadas, é preciso removê-las antes de uma nova aplicação.

Importante salientar que ceras à base de carnaúba, comumente utilizadas em superfícies de madeira, não são indicadas para pisos vinílicos pois, além de deixarem a superfície escorregadia, formam uma camada gordurosa difícil de ser removida.

 

Erro número 3 ? Água em abundância

Alguns pisos vinílicos podem ser lavados e apresentam mais resistência à água. Porém, não é recomendado que eles sejam instalados em áreas constantemente molhadas, como o box do banheiro e decks de piscinas.

 

Quando for realizar a limpeza do piso, use o mínimo possível de água. Enxágue com rodo e pano limpo ou mop-água e espere a secagem total do piso antes da liberação para uso.

 

A limpeza periódica não só aumenta sua vida útil, mas também deixa seu piso mais bonito e reforça sua resistência e durabilidade. Estes procedimentos reduzem os custos de manutenção também.


??







Agradecemos nosso parceiro fabricante de pisos vinílicos Tarkett que forneceu estas informações importantíssimas em seu site https://www.tarkett.com.br

 

Empório Casa e Decoração vende, instala e presta manutenção dos pisos Tarkett.